Produção Acadêmica






O Perfil do Ilustrador do Pós-Moderno
autora: Juliana Rabelo
orientadora: Adriana Leiria 

Artigo apresentado oralmente no XX Encontro de Extensão, ocorrido durante os Encontros Universitários do ano de 2011. O estudo atingiu a primeira colocação na categoria "Arte" do evento, alcançando, assim, a premiação acadêmica.

Resumo: O presente artigo visa traçar – como diz o próprio nome – o perfil do ilustrador da pós-modernidade. Para isso, primeiramente será realizado um estudo das definições e características deste Pós-Moderno; utiliza-se como referência Bauman (1998), quando explora as peculiaridades dos “novos tempos” comparando-as com a modernidade: a polivalência das personagens, a falta de tempo, a falta de direção nas movimentações, as múltiplas táticas para encarar o “jogo da vida”. Delineado este cenário, parte-se para um levantamento histórico das concepções de ilustração, baseando-se principalmente nos conceitos defendidos por Duarte (2010), que defende o início da atividade da ilustração em meados do século XVI, na época das explorações; assim, relaciona diretamente a ilustração ao registro histórico das características visuais dos povos desconhecidos. Seguindo a sua linha de raciocínio, tal atividade estende-se e passa a dar vida aos chamados “livros de costumes” – espécies de almanaques refletindo os hábitos e comportamentos dos grandes centros europeus. Tudo isso acontece graças à criação dos “tipos móveis de impressão”, que facilitaram a publicação de livros impressos e, dessa maneira, a ilustração foi pouco a pouco difundindo-se no mundo inteiro, passando a ocupar desde etiquetas de roupas até grandes campanhas publicitárias. A metodologia utilizada adotou inquérito enviado a mais de cinqüenta ilustradores brasileiros (selecionados a partir de websites destinados a reunir profissionais do ramo artístico – como DeviantART, designUp, Flickr, Tumblr e outros) a fim de investigar-lhes frente à questões pós-modernas como tempo, dinheiro, vanguarda, dentre outras. Analisando cuidadosamente cada resposta, propôs-se, então, uma nova personagem do pós-moderno: o Ilustrador.

Link para download (em PDF): http://www.4shared.com/office/guE1U1hh/O_Perfil_do_Ilustrador_do_Ps-M.html?



Moda e Música: Uma Relação de Cumplicidade
autora: Renata Santiago
orientadora: Adriana Leiria

Artigo apresentado oralmente durante o XVIII Encontro de Extensão, obtendo a premiação na categoria "Arte". Foi publicado na Revista DAMT e no site da Revista PREX - Extensão em Ação (com suas devidas modificações).


Resumo:  O presente artigo tem o objetivo de analisar e compreender a relação entre moda e música ao longo do séc. XX e início do século XXI. O séc. XX é o ponto de partida deste artigo, já que foi a partir dele que novos ideais sociais foram adotados e onde a união entre a música e a moda foi constatada de fato. Para isso, é necessário observar as manifestações sociais e movimentos criados a partir dessas duas representações artísticas que tanto revelam o indivíduo, o espaço e o tempo.


Revista PREX: http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/3/18
Revista DAMT: http://sitios.anhembi.br/damt/arquivos/damt-desig-arte-moda-e-tecnologia-6.pdf (ir para página 262)

Nenhum comentário:

Postar um comentário