terça-feira, 3 de julho de 2012

Considerações sobre o Laboratório de Preenchimento Tradicional

alunos presentes na última aula do curso


Depois de tanto rever as fotos, relembrar as aulas e reler os comentários escritos sobre o curso, resolvi, agora, falar sobre o Laboratório sob o meu olhar.

Primeiramente, no início da divulgação, o desespero pelos poucos e-mails recebidos, e menos ainda pagamentos efetuados. Mas nos últimos dias de inscrição, essa preocupação foi embora, felizmente!

Depois era a coragem de assumir uma sala de aula com doze alunos, três vezes por semana, durante um mês inteiro. A insegurança de quem nunca tinha passado por essa experiência triplicou quando apareceram três inscritos, de última hora, para fazer o curso completo...


Helano, Lívia e Thâmia - aula de grafite

... Mas, com o passar das aulas, fui me acostumando com aquele ambiente (onde eu costumava ser a aluna e passei a ser a "professora") e com a rotina que ele me exigia: arruma a sala, pega o datashow, liga o notebook. Limpa a sala, desliga o ar condicionado, devolve o datashow. E assim foram as segundas, quartas e sextas do mês de junho.

Ao longo das semanas, as cadeiras começavam a se aproximar. As conversas ficavam menos isoladas, as risadas contagiavam a todos naquela sala. Ficou mais fácil emprestar e pedir emprestado os materiais! Ficou mais fácil até dar aula. Era como se todos estivéssemos no mesmo barco.


produção da Lívia na aula de lápis de cor

A cada novo módulo, novas descobertas, novas sensações. Perder o medo, abstrair e corrigir eram palavras de ordem naquela sala. E se, no começo, todos entraram "travados", o que eu percebi foi que ambas as partes conseguiram cumprir com os objetivos do curso. Eles conseguiram! Logicamente, alguns se destacaram mais em uma técnica do que em outra... Mas todos estavam caminhando no mesmo ritmo: cada um com suas dificuldades, com sua maneira de fazer, fosse ela partindo do caos (Karine!) ou tendo de ser absolutamente impecável (Dani!).


No final do curso, todos nós acabamos percebendo que ganhamos muito mais que conhecimento: ganhamos segurança, ganhamos coragem. Derrubamos muros que nos separavam pelos corredores, nos permitimos ir além do Design de Moda: conhecemos pessoas do Design, da Psicologia, da Biblioteconomia, do Sistemas e Mídias Digitais, das Ciências Contábeis, do Teatro... Pessoas que estudavam ainda em colégio, pessoas que estavam entrando na Universidade e pessoas que já tinham saído há algum tempo. Uma disparidade de idades, de gostos, de personalidades, de interesses...

... Todas reunidas na sala 5, às segundas, quartas e sextas.

Danielle utilizando a técnica da aguada no módulo de acrílica


Nós driblamos a greve dos professores e servidores da UFC. Também driblamos a greve dos ônibus. 
Concluímos o curso no prazo previsto, e ainda tivemos uma confraternização!

Pra mim, ficou o amadurecimento. O engrandecimento pessoal e profissional. A sensação de que tudo valeu à pena, apesar de tanto trabalho. O prazer de ter tido a oportunidade de conhecer tanta gente bacana...


produção da Karine no módulo de aquarela

... e a saudade.

Obrigada por tudo, pessoal!
Até a próxima!


Aqui vão os links para download das fotos tiradas durante os módulos:
http://www.4shared.com/rar/svXbItqH/080612_-_LPT_-grafite.html?http://www.4shared.com/rar/Rh_XPmmZ/150612_-_LPT_-_lpis_de_cor_II.html?
http://www.4shared.com/rar/7yqwdyLP/290612_-_LPT_-_aula_final.html?

3 comentários:

  1. Ameeei tudo, principalmente o "caos" kkkkkk
    Vou até lançar uma campanha "Ju Rabelo para Fêssora!"

    E corram pq o próximo já tá lotandoooo!

    ResponderExcluir
  2. Juliana, nos avise sobre o proximo curso que segundo a Karine já está lotandooooo!kkkkk

    ResponderExcluir
  3. aaawwwwwn, queria mais mais e mais <3

    ResponderExcluir